sábado, 20 de setembro de 2008

Pré-choque-cultural

Quando a gente vai fazer intercâmbio aprende que tem um ciclo de choque cultural. Começa na excitação de programar a viagem, com um pouco de medo e a emoção da despedida. Depois vem a euforia, tudo é novo, diferente, a gente quer conhecer mais e mais e acha tudo ótimo. Depois vem a “depressão”, a gente começa a reparar nas coisas ruins, achar tudo um saco, se sentir sozinho, querer voltar pra casa. Depois se acostuma, começa a aceitar melhor as diferenças, a se adaptar e criar uma rotina. O tempo de casa fase varia de uma pessoa pra outra. Eu acho que eu tive um pré-choque-cultural com todas as fazes nos últimos 3 dias.

Quando tive a confirmação final fiquei toda feliz e corri pro google pra pesquisar tudo sobre o país, a cidade, a empresa... acho que tinha alguma coisa no meu cérebro que direcionava minha atenção só pros blogs legais, pras fotos bonitas... estava louca pra comprar a passagem e viajar logo. Na segunda pesquisa fui vendo as coisas ruins, as fotos feias, os relatos de experiências que não foram muito agradáveis... foi dando um desespero, uma vontade de desistir, um desânimo total.


Agora já estou mais conformada, resolvi parar de pesquisar e deixar acontecer. Tenho certeza que vou achar um monte de coisas legais, pessoas legais, lugares bonitos e um monte de coisas que eu preferiria não ver ou não ter que passar por elas. Mas é exatamente isso que eu busco no intercâmbio, então é só esperar pra ver. Claro que fiz uma pesquisa básica pra saber como me preparar pra chegar lá, mas estou bem tranqüila agora, contando com a ajuda das pessoas que vão me receber (que aliás parecem ser bem legais, converso com algumas pela internet) e cuidando só de abrir o corpo, a cabeça e a alma pra explorar, conhecer e aprender.

Mas deixa eu compartilhar um pouquinho da minha pesquisa com quem está curioso como eu estava antes:



Língua oficial: Inglês

Capital: Abuja

Cidade +populosa: Lagos

Moeda: Naira

Área: 923.768 km²

IDH: 0,470 (158º) – baixo

Religião: 50% Islamismo, 40% catolicismo


Curiosidades:

  • A Nigéria é o 9º país mais populoso do mundo;
  • A Nigéria tem a terceira maior indústria cinematográfica do mundo (perde só pra Hollywood (EUA) e Bollywood (Índia);
  • Feriados: 1º de outubro, Dia da Independência (cadê o resto???? Parece que não tem L);
  • A energia elétrica é extremamente precária;
  • Esporte nacional: futebol;
  • Nos vilarejos, o preconceito contra a mulher é bem forte;
  • O clima é muuuuito quente e úmido;
  • A comida é muito apimentada, comem muito peixe; mandioca, banana e melancia;
  • Tem cachoeira e safari perto da minha cidade (vou ver leão, hipopótamo, girafa e elefante hehehehe);
  • O governo não é responsável pela manutenção das ruas e avenidas, então só tem asfalto quando alguma empresa resolve pagar (normalmente os grandes bancos);
  • Na cidade de Lagos existem milhares de motos, chamadas Okadas e algumas são adaptadas para carregar até 5 pessoas.


ONDE VOU MORAR NA NIGÉRIA:

Hoje a capital da Nigéria é Abuja, mas antigamente era Lagos, que é hoje a cidade mais populosa e economicamente ativa do país. A sede da empresa na qual vou trabalhar (TransAfrica Financial Services) é em Lagos, hoje a cidade mais populosa e economicamente ativa do pamas vou morar e trabalhar num escritório que está sendo criado em Ekiti, a três horas de lá.


Primeiras impressões sobre Lagos, durante a pesquisa:










Cidade grande, desenvolvida, com várias multinacionais, uma boa universidade, com praias lindas, circundada por várias ilhas.


“Segundas impressões”:










(Fotos do transito e da "praia")

Cidade muito suja, cheia de gente (muuuuito mais que SP), quente e fedida por causa dos geradores que tem que ser ligados sempre que acaba a energia, trânsito infernal, praias sujas.


EKITI

A cidade de Ekiti é tão pequena (200.000 mil habitantes) que não achei quase nada sobre ela... mas melhor assim, vou ter mais coisas pra descobrir quando chegar lá... afinal, a fase de euforia não consiste exatamente em se encantar com as novidades?


Cidade de Ekiti, onde vou morar e trabalhar.



Nenhum comentário: