domingo, 18 de janeiro de 2009

VIENA (14/01/2008)

Pra não contar a história toda, vou só dizer que preciso de um documento da Embaixada Brasileira e como não tem aqui na Eslováquia, precisei ir em Viena, capital da Áustria pra buscar. Detalhe: Bratislava fica a 202 km da minha cidade e Viena fica a 277 km, então nem fez muita diferença.



Saí de casa às 5 da manhã e peguei o trem. Sempre consegui dormir em ônibus quando estava viajando, mas nos trens nunca consigo, não sei por quê. Chegando lá foi bem fácil achar a Embaixada (obrigada, google maps!). Em 20 minutos estava tudo pronto. Fui passear em Viena.



Tirando foto de mim mesma com o Palácio de Hofburg no fundo (o lugar que mais gostei)

Estava nevando MUITO! Adoro neve, mas não é tão bom ficar andando a toa nela. Quando começa a derreter no casaco ele fica todo molhado e se molha dentro da bota, as meias (três naquele dia) ficam molhadas o dia todo. Então entrei no primeiro museu que vi. Foi legal, contava a história de Viena, com várias fotos e maquetes de como era antigamente, roupas e móveis antigos, essas coisas. Tinha umas pinturas e esculturas também, meio sem graça.


Entrada do Museu, nevando bastante


Como a neve diminuiu fui passear de novo, sempre “seguindo” meu mapinha que peguei no balcão de informações da estação de trem. O ‘seguindo’ tá entre aspas por que todas as vezes que eu parava pra perguntar onde eu estava, só pra confirmar, eles me apontavam um lugar totalmente diferente de onde eu achava que estaria.


Mapa do centro de Viena


Mas consegui ver todos os lugares que queria e tirar muita foto (que não ficaram boas, por causa da neve, mas pelo menos tenho). Só não consegui entrar na ópera. Não entendi por onde entra (hahahha). Mas nem me senti muito burra porque tinha vários outros turistas lá que também não conseguiram.


Ópera


Depois do almoço (pão assado com queijo e bacon e chocolate quente, numa estação de metrô), estava passeando (perdida mais uma vez) e vi um menino olhando o mapa, também tentando se achar. Pensei em parar e pedir ajuda, mas ele parecia mais perdido que eu, então desisti e fui tirar umas fotos.


Lugar onde eu estava perdida


De repente escuto: “Brasileira?”. Ele reconheceu o símbolo do Hopi Hari no meu gorrinho. Se chama Gabriel, é de São Paulo e está fazendo mochilão pela Europa, sozinho, por conta própria. Me mostrou onde estávamos no mapa e decidimos continuar o resto do passeio juntos. Ah! E ele também não conseguiu entrar na ópera :-).


Eu e o Gabriel - companhia graças ao gorrinho


Vimos quase todos os pontos turísticos importantes, mas não sabíamos nada sobre eles. Como Viena é aqui pertinho, quero voltar lá outra(s) vez(es).



Foto com o parlamento ao fundo, o Gabriel que tirou


Concordamos que viajar assim enjoa, sempre vendo um monte de prédios antigos (sempre tem a Catedral, o Castelo, o Parlamento, a Praça Central) e sem entender muito sobre a história. Concordamos que falamos que vamos olhar depois na internet, ler sobre o lugar, mas provavelmente não vamos nada. Concordamos que é um saco fazer essas viagens quando está tão frio e deve ser bem melhor no verão. Concordamos que é chato não ter foto da gente no lugar, porque não dá pra pedir pra alguém aleatório na rua tirar. Da próxima vez vou tentar arrumar um guia turístico, ou pelo menos ler antes sobre os lugares, sobre a história. Ou arrumar alguém que conhece pra acompanhar. Acho que vai ser mais interessante. De preferência no verão.


É muito difiicil tirar essa neve que fica na pontinha da bota, aí ela derrete e molha a meia


Lanchamos no McDonalds (o sanduíche tem exatamente o mesmo gosto, mas a batata frita é diferente e mais gostosa) e no fim da tarde voltei pra Žilina. O Peng foi me “buscar” (a pé) na estação e fomos jantar. Restaurante novo, comida eslovaca, bem gostosa, pra terminar mais um dia que passei "num país aqui do lado".

2 comentários:

Ana Paula Rende disse...

Lu amarra um saquinho plástico em cada pé.
HIHIHIHI
BJOOOOOOOOOOOO

Nina disse...

Sem comentários, Anita...


Ou, a foto da ópera ficou mt boa
Pq q tem uma faixa vermeha na sua unha na foto do mapa? é por causa do frio?