segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ENERGIA ELÉTRICA

Já falei que a energia elétrica aqui é caótica. E que todas as empresas e quase todas as casas tem geradores movidos a gasolina, que fazem muito barulho e muita fumaça. Todo mundo reclama da situação, mesmo que ela seja a única realidade que eles conhecem. Alguns reclamam com piadinhas, outros ficam realmente chateados e até ofendidos.

Mas sempre que tem energia (seja ela da companhia de energia elétrica ou dos geradores), a primeira coisa que todo mundo faz é ligar TODAS as luzes da casa, todo os aparelhos eletrônicos (TV, som, ventilador, carregadores de pilha, celular, notebook)... aliás, eles não ligam, porque nunca desligam nada. Então é só chegar a energia que tudo liga de uma vez, de repente. Não importa se em alguém no cômodo, se tem alguém vendo a TV, nem mesmo se tem alguém na casa! Até pra dormir, deixam tudo ligado e aceso! E aí é claro que a energia acaba rapidinho, né?

Ainda não me acostumei com isso e tento falar com as pessoas, mas elas simplesmente não se importam. Dizem que a alegria deles é ligar tudo quando tem luz, que eu não sei o que é viver assim... então deixa eles ligarem, né? Acho muito estúpido, mas sempre que penso em um chuveiro penso em fazer a mesma coisa: ligar e ficar lá embaixo horas, sentindo a água escorrer pelo corpo, não importando se tem pouca água. Claro que não chegaria ao ponto de deixar o chuveiro ligado sem estar usando. Falando nisso, me disseram que quando tem água encanada é a mesma coisa: deixam todas as torneiras ligadas, chuveiro... até a água acabar!

Nenhum comentário: