segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PRIMEIRO DIA DE TRABALHO (03/11/2008)

Hoje foi meu primeiro dia de trabalho. Vou fazer tipo um “programa de trainee”, passando por todos os departamentos do banco (eu achava que aqui era uma financeira, mas eles chamam de banco de microfinanças). Umas 15 pessoas foram contratadas e vão fazer a mesma coisa que eu, durante 3 meses. Fomos divididos em 3 grupos, uma mulher em cada grupo, o resto é de homens.

O primeiro departamento do meu grupo é o de TI. Mas não dá pra ensinar TI pra uma pessoa assim de um dia pro outro, então ficamos lendo o manual do sistema que o banco usa e fazendo nada. O que o pessoal mais faz aqui é ir ajudar algum usuário que está com problema/dificuldade, ou resolver algum problema que ocorreu pela falta de energia. E não dá pra gente ajudar nessa parte, então não sei o que vamos ficar fazendo nesse departamento a semana inteira. Mas ta bom, liguei meu notebook e estou aqui escrevendo pra postar no blog.

Tem internet a cabo e internet sem fio. Adivinha qual das duas estava funcionando hoje? Nenhuma! Até conecta, mas é tão devagar que não abre nenhuma página, então pra mim é como se não tivesse. Dizem que a velocidade é boa antes das 8h da manhã e depois das 18h. Mas é perigoso ficar aqui à noite, é perigoso voltar sozinha pra casa muito tarde, então assim que acabar o horário de trabalho falaram pra eu ir direto pra casa ou ter sempre algum nativo comigo. Ou seja, não sei quando vou conseguir acessar a net, nem postar isso no blog. Mas vou escrevendo, qualquer coisa pago uma lan house e posto tudo de uma vez.

O meu chefe (o chefão, que é Chair do grupo de empresas) tem boas idéias, tenta fazer coisas novas, diferentes, é bastante inteligente e experiente. Achei o tal “programa de trainee” uma boa idéia e por enquanto está até que bem estruturado, fizeram umas apostilas, acharam um lugar grande pros treinamentos. Falando nisso, todo dia de manhã vou ir pra esse tal lugar, ter o treinamento, depois vir pra empresa.

Mas eu não vejo sentido em participar desse programa. Porque, como ele mesmo disse, a intenção é formar “bancários completos”(ou seja lá qual for a tradução para ‘complete bankers’). É fazer com que as pessoas que entrem na empresa a partir de agora conheçam bem todas as atividades realizadas, saibam como tudo funciona, para poderem escolher bem em qual querem trabalhar e também para que ele tenha flexibilidade de mão de obra caso precise. Mas eu não vou ficar aqui muito tempo, então não vejo sentido. Vou ficar 3 meses só aprendendo, pra depois ir embora?? Vou conversar disso com ele, mas não sei quando, porque acho que ele só volta aqui semana que vem.

Nenhum comentário: