segunda-feira, 3 de novembro de 2008

TRABALHO (02/11/2008)

Como eu ainda não tinha como abrir as malas, nem tomar banho direito, nessa semana não fui trabalhar. No sábado fui a uma reunião geral da empresa, na qual fui apresentada formalmente pra todo mundo.

A minha empresa é uma financeira e está preocupada com a crise (que dizem que só vai atingir a Nigéria no começo do ano que vem, então o povo menos instruído não tem nem idéia do que esteja acontecendo). E por isso meu chefe resolveu mudar um monte de coisas, a começar pelo salário. Vai ser dividido e pago em 2 vezes por mês, baseado em performance. Se você não fizer exatamente tudo o que esperam de você, não recebe 100%. Se se atrasar algum dia, se o celular tocar durante a reunião, se alguém (cliente ou funcionário) reclamar de você... desconto no salário. Claro que ninguém gostou da idéia, mas todo mundo precisa do emprego, então ninguém falou nada. Eu acho que não vai dar certo. Não sei se aqui tem leis trabalhistas, mas de qualquer forma acho que não vai dar certo. Ainda mais porque a pessoa responsável por controlar isso é a que mais tem cara de quem faz coisa errada.

Outra coisa que foi instituída é que durante os próximos 3 meses todo mundo tem treinamento das 7h00 às 8h30 da manhã, trabalha das 9h às 18h. Depois tem um outro treco pra fazer das 18h às 19h30, que eu ainda não entendi o que é, mas parece que não é todo dia. Isso foi outra coisa que não deixou ninguém mais feliz e sobre a qual o comentário do chefe foi algo como: “fiquem felizes de terem um emprego. Se estiverem achando ruim, podem ir embora. E vou chamar vocês aqui sempre que necessário, domingos, feriados, madrugadas. Quem não vier quando eu chamar, não precisa voltar.” E acreditem se quiser, ele disse tudo isso de forma simpática e convincente. Distribuiu umas apostilas pro povo ler durante o fim de semana, preparando pro primeiro treinamento, pagou o almoço de todo mundo e foi pro seu campeonato de golf (ele também joga golf e tem vários carros importados).

Ainda não sei o que vou fazer, qual vai ser minha função. Esse “meu chefe” na verdade fica em Lagos e vou ter um outro chefe aqui, com um inglês tão difícil que até hoje não consegui entender qual o nome dele. Também não sei se vou trabalhar esse tempo todo. Claro que eu quero ir nos treinamentos, preciso deles pra entender as coisas aqui e acho que vão ser interessantes, mas não sei se vou agüentar ficar todo esse tempo na empresa, não era esse o combinado. Mas vamos ver o que acontece na primeira semana. Desejem-me sorte!

Nenhum comentário: