segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FIM DE SEMANA (09/11/2008)


Nesse final de semana aconteceu o “Ekiti day”, tipo um “aniversário da cidade”, só que não é aniversário. Na sexta à noite teve o concurso de Miss Ekiti, um show de um comediante famoso aqui (muito bom por sinal) e algumas apresentações culturais. No sábado mais apresentações culturais durante todo o dia e um jantar a noite, com premiações para destaques da sociedade. O evento foi planejado, patrocinado e realizado por um grupo de pessoas influentes da cidade, que se uniram para... sei lá pra que, pra ter mais poder de certo. Eles têm um nome (e-eleven – originalmente os 11 mais poderosos de Ekiti – que agora são mais de 30) e se reúnem frequentemente pra discutir sobre política, para se divertir, para jogar golf, para fazer lobby, pra fazer negócios, pra escolher o próximo governante... coisas assim. Então é claro que todos os “premiados” no jantar de gala eram participantes do grupo.

Na sexta foi bem divertido, as candidatas a Miss eram bem feinhas (várias mulheres na platéia eram bem mais bonitas) e todo mundo ficava comentando. O comediante é realmente muito bom, tiveram umas performances locais ruins, um grupo de dança muito muito bom e uma apresentação de um cantor famoso. Fui como acompanhante do Mr. Bayo, aí nem paguei (custava uns R$20,00) e fiquei com o pessoal da AIESEC lá. Depois do evento fomos para uma boite, onde ficamos até 5 hrs da manhã. O povo aqui dança bem colado e pornograficamente e tinham um menino muito chato “seguindo” eu e minha amiga (que eu achava que era “amiga” do Mr. Bayo, mas descobri que é sobrinha, e é bem legal), tentando “encoxar” a gente. Aí desistimos e fomos sentar. Ela e uma amiga vieram dormir aqui em casa e acordaram às 7h da manhã, sei lá porquê, e ficaram fazendo barulho, então eu acordei também.

No sábado durante o dia ninguém quis me levar (acham chato ver essas coisas locais) e à noite foi o jantar mais tedioso da minha vida. Não achei o povo da AEISEC, então fiquei na mesa com Mr. Bayo, um monte de políticos chatos e suas “amigas”. Alguns estavam com as esposas. Não jantei, porque tudo era muito apimentado e já me acostumei a não comer à noite, então nem sinto mais fome. Depois achei o povo da AIESEC e eles queriam ir pra boite, mas eu tava morrendo de sono, então quis vir pra casa dormir.

Resumindo, passei o fim de semana reunida com a nata da sociedade Ekitizense (ou seja lá como se chama quem nasce aqui), em um hotel 4 estrelas bem chique, mesmo pros padrões brasileiros, andando em carros importados também muito chiques. Apesar disso, foram as minhas experiências mais Nigerianas, porque vi as roupas locais, apresentações culturais, culinária, música... e mesmo o contraste de riqueza e pobreza, que com certeza é uma das marcas da Nigéria.

2 comentários:

Nina disse...

Pelo menos no hotel tinha água encanada???

Thayanne disse...

Hmmmm...fico preocupada com essa história de comida.
Posta mais fotos, mas que vc apareça nelas! Bjim