domingo, 28 de dezembro de 2008

CERMANY (Natal/2008)

Em Budapeste peguei um ônibus para Bratislava e de lá outro para Nitra, onde a Zuzka me buscou pra ir pra casa dela, em Cermany. A vila tem esse nome porque Alemães moravam aqui antes da segunda-guerra mundial (Alemanha é Germany em inglês) e tem cerca de 370 (sim, trezentos e setenta, não esqueci nenhum zero) habitantes. É como ‘Santa Maria’, em Uberlândia, com a diferença de que as pessoas escolhem morar aqui porque querem um lugar tranqüilo e a possibilidade de ter uma casa, com jardim e pomar, ou porque as famílias moravam aqui.


Nas cidades, as pessoas normalmente moram em um apartamento num dos ‘blocos cinzas’ do comunismo. Aqui as casas são grandes (não mansões, mas normais) e convidativas, com cachorro, jardim, horta, pomar. Agora as plantas estão mortas, só algumas dos jardins ainda estão verdes, mas no verão a casa da Zuzka, por exemplo, tem mais de 10 pés de fruta diferentes e todos os vegetais que eles costumam comer. As casas normalmente têm dois andares, mais um subterrâneo e imagino que sejam como a da Zuzka: quartos e banheiro em cima, sala(s) – com lareira, cozinha e banheiro em baixo, mais o ‘hall’, onde guardam os casacos e sapatos, uma garagem do lado de fora e depósito no porão.


Uma parte de Cermany, vista da sacada da casa da Zuzka (Igrejinha ao fundo)


Sobre o Natal na Eslováquia

· Não é o Papai Noel que traz os presentes, mas o Menino Jesus.

· A decoração de Natal deve ser feita somente no dia 24, principalmente a árvore. E se tiver criança em casa, os pais decoram a árvore durante a noite e dizem que o Menino Jesus que trouxe.

· Tem uma tradição de não comer nada durante todo o dia 24, para poder ver o ‘Porco Dourado’ à noite. Só se come no jantar, que normalmente é composto por peixe e sopa de cogumelos e começa às 18h.

· O feriado de Natal começa no dia 24 e vai até dia 26 (dia de São Estevão – não sei a tradução certa no nome).

· Nas vilas tem um “coral” que passa de casa em casa cantando canções de Natal e rezando com as famílias.

· Os presentes são trocados no dia 24, depois do jantar.

· Nas vilas é comum ir à igreja para a Missa do Galo, à meia noite.


Sobre o meu Natal

Neveeeeee (eu na frente da casa da Zuzka)


Passei o Natal com a família da Zuzka: pai, mãe, irmão (Palco), irmã (Maria), Zuzka e eu. No dia 24 passamos o dia decorando a casa (eu mais olhando do que ajudando) e à tardezinha fomos no cemitério rezar para os antepassados e acender velas de Natal nos túmulos. Às 18h rezamos ao redor da árvore, para então começar a jantar. Primeiro um brinde com Medovina (bebida alcoólica local, à base de mel). Depois sopa de cogumelos, seguida por peixe à milanesa e salada de batata, maçã e cebola. De sobremesa uma massa fina torrada, com mel. O pai e o irmão comeram com mel e alho, mas eu preferi só mel mesmo. Também comemos frutas e vários bolos que a avó mandou. Depois do jantar trocamos presentes e assistimos filmes Tchecoslovacos de Natal na TV até meia-noite, quando fomos à igreja católica para a Missa de Natal.


Ganhei de presente luvas, meias de ficar em casa e um guia turístico da Eslováquia. Ah! E neve! Nevou o dia todo, então à noite estava tudo branquinho. E foi o único dia que nevou aqui, então foi mesmo só presente de Natal.


No outro dia missa de manhã e almoço igual à janta. À tarde fomos às vilas vizinhas visitar o resto da família (avó, tios e primos). As vilas ficam entre as duas “cidades” que têm aqui, Nitra e Topoľčaky. As cidades ficam a 35km uma da outra e existem umas 10 vilas no meio do caminho. Fomos também à igreja para ver o teatrinho de Natal que as crianças prepararam. Não entendi muito, mas foi muito lindo, as crianças morrendo de vergonha, recitando poemas, tocando flauta... adoro crianças!! Depois demos uma volta pela vila (em meia hora já conheci tudo). Não estava nevando, mas estava ventando e fazendo muuuito frio, chegou a dar dor de cabeça e ouvido. À noite, jantar e mais filmes.


No dia 26 novamente missa de manhã e almoço diferente: sopa de macarrão com cenoura (uma cenoura pra cada prato), frango assado, batatas assadas, salada doce de pepino. Tarde preguiçosa em casa, escrevendo pro blog, lendo e vendo TV. Mais comida à noite, principalmente os doces e frutas. E assim foi meu Natal! Acho que ganhei mais alguns quilos.

Nenhum comentário: