quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COMIDAS E BEBIDAS

As pessoas bebem bastante chá e café e tomam muita sopa, por causa do frio. Tem uma máquina de café no piso térreo de cada bloco do dormitório, com um chocolate quente barato e muito gostoso. Aliás, tudo aqui em volta da faculdade é barato, porque é voltado pra estudantes... muito bom!

Fui almoçar duas vezes na casa do Tommy e comi comida típica. Da primeira vez a mãe dele cozinhou arroz, picadinho de carne e salada. O tempero é diferente, achei tudo muito gostoso. De sobremesa, torta de maçã, na massa folhada. Eles comem muita batata e maçã agora, porque são as únicas coisas que crescem no frio. No outro dia ele cozinhou um prato bem tradicional (Pirohy - na foto abaixo). Parece um pastelzinho, mas a massa é feita de batata. Recheado com queijo de cabra, frito com bacon e coberto com cheiro verde e cream cheese. Também achei bem gostoso. De sobremesa, o mesmo pastelzinho, mas recheado com geléia de fruas silvestres e coberto com chocolate em pó. Diz ele que é uma refeição bem barata e bem comum.

Durante a semana como na cantina da faculdade. Custa uns R$4,00 e sempre tem umas 7 opções de prato, pelo menos 2 vegetarianas. E sempre com um prato de sopa junto. Estou gostando muito da comida. Normalmente é arroz, alguma carne cozida ou tipo bife e salada/purê/batata frita/ etc.


A cidade é pequena (bom, pra Eslováquia é grande), mas tem vários restaurantes internacionais (chinês, italiano, indiano...) e vários de comida local. E tem a cantina da faculdade, que é tipo self-service. Nos restaurantes por enquanto eu comi pizza (muito boa) e macarrão. Tem vários cafés também, mas ainda não fui em nenhum.


Tem uma bebida muito famosa e barata que se chama Kofola. É tipo refrigerante de cola, mas menos doce e um pouco amargo. O primeiro gole não foi muito bom, mas agora eu adoro e sempre bebo isso, porque é bem barato. Na foto estamos eu e o Peng (fala Pôn) comendo macarrão e bebendo Kofola.

Fui no supermercado (tem 3 aqui bem pertinho do dormitório, um deles é um Carrefour) e comprei algumas bobeiras pra ter aqui no quarto (bolachas, chocolate, sucos, chá) e macarrão. Agora tenho meu "armarinho de comida" (foto). Tem uma cozinha em cada andar (na verdade um fogão elétrico) então vou arriscar cozinhar algumas coisas. Não tem geladeira, mas como tá frio a gente coloca as coisas do lado de fora da janela, penduradas por um saquinho plástico.

Acho que vou recuperar os poucos quilos que perdi na Nigéria bem rápido.

11 comentários:

Ana Paula Rende disse...

Se já não recuperou né?
Hihi

Nina disse...

se ja nao passou né??
hihi




1- hmmmmmm cheiro verde :D

2- quem prato cheio hein!!!
tava passando fome?
hahaha

Anônimo disse...

meu deus, a estantezinha do quarto...
minha filha, isso não é viagem da escola da criança não, viu

Anônimo disse...

que bom que vc esta mais animada!!!
esse fim de semana fui la em udia e vi sua mãe e a nina,(a nina ta linda) mas ainda bem que foi só o fim de semana, pq se fosse mais eu não aguentaria...mais ate que enfim voltei a cidade maravilhosa, e luna, aqui continua lindo.... bjos clarissa

Unknown disse...

Vai caminhar vagabunda!!!

Nina disse...

hsauhsausha
é isso aí pai!!
bota ordem nessa mordomia!!!
shausahusahusah

Anônimo disse...

amei seu armarinho d comida... e me deu água na boca doce falar do pastelzinho d massa d batata, recheado com queijo de cabra, frito com bacon e coberto com cheiro verde e cream cheese... nao ia gostar da sobremesa nao.. nem... esses trem com geleia... prefiro soh o chocolate q vem por cima... to arrasada por causa da camiseta q o carinha perdeu :(
bjoooo
Marina

Thayanne disse...

que bonitinho os posts...eu to com um maldito problema que eu não sei o que é que seus posts aparecem pra mim só um tempo depois de vc ter postado :( ... Mas adorei tudo...fiquei com muito medo daquele video em que a moto andava contra o trânsito, e vc rindo pra câmera...tah ficando doida é? Gostei muito da Eslováquia, não sabia que tudo era assim bonitinho aí...e mais ainda gostei porque seus posts estão com uma linguagem bem mais pacífica que quando vc tava na Nigéria!!
Beijos

Anônimo disse...

" Não tem geladeira, mas como tá frio a gente coloca as coisas do lado de fora da janela, penduradas por um saquinho plástico." kkkkkkkkkkkkk como assim???
Lunaaaaaaa que bom que vc tá bem ai!
Beijosss gabi

Anônimo disse...

amiga... acabamos d conversar no msn com microfone 2h... heheheh... c sabia q deu isso tudo? o assunto nao acaba, ne?! t amo mto!!! ah, e esqueci d falar... estava assistindo umas fitas d quando estávamos no pré e tem um teatro q vc foi a narradora... a historia d uma abelhinha (a Le q era)... ri d+!! qdo c chegar a gente assiste junto... bjooooo
Marina

Nina disse...

marina sentimental ¬¬
hsaushausahusah