terça-feira, 16 de dezembro de 2008

OLOMUC

A Eslováquia está para a Europa assim como Uberlândia está para o Brasil. Bem no centro. Tem conexões de trem rápidas e baratas pra vários lugares. No sábado, aproveitei um desses trens e fui com o Peng (foto abaixo) para Olomuc, a 2 horas de Zilina, na República Tcheca.

Saímos daqui bem cedo, sem saber nada de Tcheco e com o guia do Lonely Planet na mão. Passeamos o dia todo com a ajuda do guia e de um mapinha que pegamos na central de turismo de lá, visitamos vários prédios históricos, as 6 famosas fontes da cidade, um monumento que é Patrimônio Mundial, pela UNESCO (foto abaixo), o famoso relógio astronômico e um museu de arte moderna. Vimos também várias igrejas e um castelo, mas não entramos porque estava fechado.


Almoçamos em um restaurante bem legal e escolhemos algo aleatório no cardápio, porque não entendíamos nada. Era um prato típico, bem gostoso. E sopa antes, claro.


Na praça central estava tendo o tradicional Mercado de Natal (foto acima) que tem em tudo quanto é lugar aqui. Bebemos chocolate quente e experimentamos um negócio frito (foto abaixo) feito de batata e repolho (ou pelo menos tem gosto disso), muito gorduroso mas gostoso.


Acho muito engraçado ver que na barraca dos “hippies” tem exatamente as mesmas coisas que no Brasil. Não é nem parecido, é idêntico! Eu trouxe vários brincos e pulseirinhas de hippies achando que era típico e tem tudo pra vender aqui...


Andamos o dia todo. Como estava frio e escurece cedo, no fim da tarde já estávamos bem cansados... conseguimos ver tudo que queríamos no mesmo dia, então pegamos o trem e voltamos pra Zilina. Foi um dia ótimo, a cidade é bem Européia, construções antigas, ruas de pedra... muito charmosa!


Quero fazer isso mais vezes: passar o dia no país ali do lado!

Mais fotos em: http://picasaweb.google.com.br/lunamferolla/OlomucCzechRepublic

6 comentários:

Thayanne disse...

fotinhassss eu... eu nao gosto muito de fotinhas que não tem vc! e agora tem um montão hehehehe...
beijos

Thayanne disse...

escrevi errado...era fotinhas eeee (comemoração) hehehehehehe

Anônimo disse...

Muito lindas as coisas aí eim? =D
Fiquei com inveja desse treim frito aí, devia estar gostoso MESMO!!!
=***

Anônimo disse...

chocolate quente ... ai que delííicia!

Marcelo Miziara disse...

Fala Luna! Leste europeu! Que máximo!
É a 1ª vez q entro aqui, vi o link no seu msn.. mesmo atrasado, queria desejar a vc mto sucesso ae na sua jornada.. mtas viagens, mtos lugares, mtas pessoas legais!
Dá uma visitada ae em Bratislava (the small big city) e de lá aproveita as promoções da RyanAir por mim! huauhauhauhauah.. deu saudade dessa vida maluca vendo suas fotos!
tudo de bom proce ae!
bjao!

Nina disse...

uai thay
vc escreveu certo!
shaushausah
eu hein...
povo doido!